sábado, 29 de agosto de 2009

A Paciência


Sede pacientes, pois a paciência é tambem uma caridade. A Caridade que consiste em dar esmolas aos pobres é a mais fácil. Mas há uma bem mais penosa e consequentemente bem mais meritória, que é a de perdoar os que DEUS colocou em nosso caminho, para serem os instrumentos de nossos sofrimentos e submeterem à prova a nossa paciência.A vida é difícil, bem o sei, constituindo-se de mil bagatelas, que são como alfinetadas e acabam por nos ferir. Mas é necessário olhar para os deveres que nos são impostos, e para as consolações e compensações que obetemos, pois então veremos que as bençãos são mais numerosas que as dores. O fardo parece mais leve quando olharmos para o alto, do que quando curvarmos a fronte para a terra.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dor



Quando vos atingir um motivo de dor ou de contrariedade, tratai de elevar-vos acima das circunstâncias. E quando chegardes a dominar os impulsos da impaciência, da cólera ou do desespero, dizei com justa satisfação.
"Eu fui o mais forte".

Conciência



Não violenteis nenhuma consiência; Não forceis a ninguem a deixar a sua crença para adotar a vossa; Não lanceis o anátema sobre os que não pensam como vós.
Acolheis os que vos procuram e deixai em paz os que vos repelem. Lembrai-vos das palavras do Cristo; Antigamente o céu era tomado com violência, mas hoje o será pela caridade e pela doçura.